Mudanças e o vídeo “Subversão”

Tive de fazer umas mudanças no tema do blogue, pois o tema anterior – apesar de mais atraente esteticamente ao meu ver – não exibia as postagens completas na página inicial nem tinha mecanismo de reverter isto. Daí que escolhi este.

Lembrei-me de um vídeo velho (de 1983, nem nascido era) que me levou a pesquisar umas coisas do figura Noam Chomsky e me fez ler “A Arte da Guerra” de Sun Tzu; recomendo a vista:

Tomas Schuman (Yuri Bezmenov) – Subversão:

pt. 1

pt. 2

pt. 3

pt. 4

Claro, há lá suas estranhezas em alguns pontos, mas o essencial é válido. Interessante notar que sugestão final do que o sujeito considera ser o modo mais eficiente de minar uma subversão, a Religião, é melhor entendida, no meu ver, se considerarmos “uma comunidade/estado tradicional” (não sei se a beira do fundamentalismo e da teocracia, se olharmos para algumas tendências no Oriente Médio); uma Sociedade Fechada, para utilizar o termo de Karl Popper (em contraposição a Sociedade Aberta). E até na visão dos sociólogos clássicos, como Durkheim, numa sociedade onde prevalece a Solidariedade Mecânica (ou seja, a formada pelos Laços Naturais entre as pessoas). Claro, que uma sociedade moderna de valores liberais que promove o individualismo institucionalmente entenderá qualquer medida contrassubversiva (no contexto do vídeo) como autoritarismo de Estado, totalitarismo, ditaura, etc. E na América Latina há certo histórico recente que dá respaldo a isso. Daí que é uma questão complicada e que leva a princípios e questões mais profundas. Em todo caso, está aí o vídeo.

Inté!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s